Santo Terço

 

Como rezar o Terço – Passo a passo:

 

 1-Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo;

 2-Na primeira conta grande, rezar o Pai Nosso;

 3-Em cada uma das três contas pequenas, rezar uma Ave Maria;

 4-Rezar um Glória antes da seguinte conta grande;

 5-Anunciar o primeiro Mistério do Terço do dia e rezar um Pai Nosso na seguinte conta grande (abaixo você pode ver qual terço se reza em cada dia da semana e tem também os mistérios e as orações necessárias);

 6-Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério;

 7-Recitar um Glória depois das dez Ave Marias, podendo-se recitar o Ó meu Jesus após o Glória (de modo opcional);

 8-Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério;

 9-Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.

 

Orações do Terço

 

Oferecimento do Terço 

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

 

Sinal da Cruz 

Em nome do Pai, do Filho e + do Espírito Santo. Amem.

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, sepultado; desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou no terceiro dia. Subiu ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.

(Nas seguintes orações, o texto escrito sem negrito é de quem puxa a oração, e em negrito a(s) resposta(s) do(s) outro(s) que reza(m) junto(s). Quando é rezado sozinho, ignora-se esta divisão).

 

Pai Nosso 

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amem.

 

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

 

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem.

 

Ó meu Jesus

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem, da vossa misericórdia.

 

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem.

 

Mistérios do Terço

 

– Mistérios Gozosos (Segunda-feira e Sábado)

  • 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo.

«No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.» (Lc 1, 26-27).

 

  • 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel.

«Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre".» (Lc 1, 39-42).

 

  • 3º Mistério Contemplamos – Nascimento do Menino Jesus, na gruta em Belém.

«Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.  Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 

Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.  Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 

E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.» (Lc 2,1-7).

 

  • 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria.

«Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor; e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.» (Lc 2, 21-24).

 

  • 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo.

«Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem...

Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.» (Lc 2, 41-47).

 

– Mistérios Luminosos (Quinta-feira)

  • 1º Mistério Contemplamos – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão.

«Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: "Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.” » (Mt 3,16-17).

 

  • 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Jesus transformando a água em vinho nas bodas de Caaná.

«Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: "Eles já não têm vinho". Respondeu-lhe Jesus: "Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou". Disse, então, sua mãe aos serventes: "Fazei o que ele vos disser".» (Jo 2, 1-5).

 

  • 3º Mistério Contemplamos – Anunciação do Reino de Deus e o convite à conversão.

«Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.» (Mc 1, 15).

 

  • 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Thabor.

«Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.» (Mt 17, 1-2).

 

  • 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia na Última Ceia.

«Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomai e comei, isto é meu corpo".» (Mt 26, 26).

 

– Mistérios Dolorosos (Terça e Sexta-feira)  

  • 1º Mistério Contemplamos –  A oração e agonia no Horto das Oliveira.

«Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar". E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: "Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo". Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: "Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres".» (Mt 26, 36-39).

 

  • 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

«Então lhes soltou Barrabás; mas a Jesus mandou açoitar, e o entregou para ser crucificado.» (Mt 27,26).

 

  • 3º Mistério Contemplamos –  A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

«Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: "Salve, rei dos judeus!”.» (Mt 27, 27-29).

 

  • 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz às costas.

«Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no a que lhe levasse a cruz. Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do crânio.» (Mc 15, 21-22).

 

  • 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

«Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem"...

Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu então um grande brado e disse: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". “E, dizendo isso, expirou”.» (Lc  23, 33-46).

 

– Mistérios Gloriosos (Quarta-feira e Domingo)

  • 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

«No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: "Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou".» (Lc 24, 1-6).

 

  • 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

«Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.» (Mc 16, 19).

 

  • 3º Mistério Contemplamos – A descida do Espírito Santo.

«Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.» (At 2, 1-4).

 

  • 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus de corpo e alma.

«Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.» (Lc 1, 48-49).

 

  • 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu  e da Terra dos Anjos e dos Homens.

«Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.» (Ap 12, 1).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.